Melhore seu consumo de Ar
A Fisiologia e a técnica por trás do consumo de Ar
Ao chegar a superficie, todos satisfeitos com o mergulho, não é incomum ve-los comparando a quantidade de ar de retorno. Quanto ar vc tem? Eu tenho X, você tem Y...A pergunta que fica é: Por que encontramos diferenças tão grandes de consumo de AR?
Sabemos que, de fato, a fisiologia de cada um afeta bastante consumo de oxigenio no corpo. Mulheres possuem naturalmente um metabolismo mais lento, menos massa muscular e consequentemente tendem a ter um consumo de ar menor.
E O QUE EU POSSO FAZER PARA MELHORAR MEU CONSUMO DE AR DURANTE O MERGULHO?
A resposta não é tão simples e passa pelo equipamento e a técnica do mergulhador.
Uma máscara embaçando ou entrando água, uma roupa com baixo conforto térmico, um colete desajustado ou uma nadadeira machucando seus pés geram um desconforto capaz de aumentar a níveis consideráveis o consumo de ar. Entretanto, na minha opinião, o grande vilão no aumento de consumo na maioria dos mergulhadores está ligado ao lastreamento incorreto. O excesso de lastro faz com que o corpo do mergulhador não fique completamente horizontal. As pernas são jogadas para baixo e a hidrodinamica é afetada.
ENTÃO COMO SEI QUE ESTOU COM A QUANTIDADE DE LASTRO CORRETA?
A melhor forma de saber se o lastreamento está correto é fazendo o teste. Quando estiver na superficie com todo equipamento, segure uma respiraçao normal nos pulmões e com o colete totalmente desinflado, você deve flutuar ao nível dos olhos. Nesse caso, repare que para iniciar a descida você deve esvaziar também os pulmões, algo que instintivamente nós não fazemos. Desde que nascemos e nadamos na piscina, temos o instinto de encher o pulmão de ar antes de afundar na água. Esse hábito tem que ser destruido no mergulho.
A técnica de respiração adequada deve ser sempre lenta e profunda com enfase na expiração (mais lenta que a inspiração). Outro ponto que afeta bastante o consumo é o correto batimento de pernas. Uma batida de pernas ineficiente demanda mais esforço físico para o deslocamento e consequentemente maior consumo de Ar. Evite o movimento tipo pedalada. É muito dificil para o próprio mergulhador ver se a batida de perna está correta. A ajuda de um profissional, instrutor ou divemaster facilita muito a correção desse fundamento.
Águas Claras e Bons mergulhos
Por Cadu Parisoto