Segurança X Cave Diving

Caverna - É seguro mergulhar nelas?

Na época em que comecei a mergulhar, tinha em mente que jamais mergulharia em caverna. A ideia de estar em locais apertados e sem a presença de luz não me atraia. Passados 18 anos, me vejo completamente apaixonado por essa modalidade, ensinando e encorajando mergulhadores a conhecer esse universo fantástico.

É bem verdade, que no passado, houveram muitos acidentes em cavernas. Aprendemos com os erros e os equipamentos e as tecnicas foram aprimoradas. Hoje temos um protocolo extremamente confiável e seguro para a prática desse esporte.

Mas por que ainda ouvimos falar de acidentes em cavernas?

Para entender isso, temos que entender como um sistema de caverna é divido. Para que a caverna seja mergulhável, ela obviamente tem que ter acesso pela superfície. Em alguns casos, esse acesso é pequeno formando uma pequena poça da água. Em outros, forma-se uma lagoa ou uma nascente de um Rio. Nesses dois últimos casos, temos água transparente e bastante atrativa para mergulhadores de águas abertas. Acontece que, devido a essa facilidade, ¨Open Waters¨ e ¨Cave Divers¨ dividem o mesmo espaço. Essa facilidade, fazia com que muitos mergulhadores sem treinamento em caverna, por curiosidade, acabavam entrando na área não permitida colocando a própria vida em risco. Hoje, nos EUA a entrada de mergulhadores sem certificação de caverna nesses rios com acesso a aérea de caverna só é permitida desde que eles não portem lanterna. É o que eles chamam de ¨A regra do sem lanterna¨.

Essa área dentro da zona de Luz é conhecida como área de ¨Cavern¨. No México, é muito comum cavernas em que essas áreas são imensas e, apesar do standards das certificadoras exigirem o curso de ¨Cavern¨ para explorar esses locais, é comum as operadoras levarem mergulhadores avançados e até básicos para essa parte da Caverna. Ainda assim, acidentes nessa região da caverna são raros.

Avançando para a parte dentro da Caverna, encontramos uma placa como a foto abaixo. Essa placa separa a área de ¨Cavern¨ (dentro da zona de luz) da área de ¨Cave¨. Os dizeres dessa placa deixam claro que o mergulhador só deve passar para dentro se tiver treinamento, caso contrário está correndo risco de vida.

undefined

Passando por essa placa, um pouco mais a dentro, temos o inicio da área cabeada da caverna. Esse é um cabo permanente da caverna e guia mergulhadores certificados por qual caminho seguir. Na maioria das vezes, esse cabo fica a uma distancia segura dessa placa propositadamente para que mergulhadores não certificados não o veja e sinta a curiosidade de segui-lo. Esse espaço não cabeado entre a placa ¨stop¨ e o cabo fixo da caverna é chamada de ¨gap¨. Algumas vezes, esse ¨gap¨é pequeno 5 ou 10 metros, em outros casos 60 a 100. Acredite, grande parte dos acidentes em caverna acontecem nessa região conhecida como ¨GAP¨, muito próximo da zona de luz. Mergulhadores não treinados se aventuram, não possuem a técnica de propulsão correta e muitas vezes a visibilidade cai a zero gerando panico o que em alguns casos pode ser fatal.

Durante o curso de cave, o mergulhador é treinado técnica e mentalmente. Situações como visibilidade zero, escuridão total, enrosco, falta de ar são simuladas ao extremo para que a o mergulhador reaja de forma correta e mantenha a tranquilidade em uma situação desfavorável. O Equipamento também possui redundâncias. No minimo dois cilindros, 3 lanternas por mergulhador, um configuração de mangueiras completamente diferente do mergulho recreacional, além de marcadores de cabos e uma spool de segurança (mínimo). A configuração usada pode ser o ¨Sidemount¨ ou o ¨backmount¨, em ambos os casos, trabalhamos com dois cilindros.

Resumindo a estória, se quer mergulhar em caverna, faça um curso com um instrutor qualificado e compre todo o equipamentos que te de segurança para esse esporte. Evite gambiarras ou improvisações. O investimento vale cada centavo pois os cenários que mergulhamos são fantásticos com salões amplamente decorados e formações de tirar o folego.

Águas Claras e te vejo no fundo!

Por Cadu Parisoto