Alcool x Mergulho
Mergulho x Alcool: Diversão com responsabilidade
Não só no mergulho, mas álcool e esporte algum combinam.
O uso de álcool, independente da quantidade ingerida, tem efeito imediato e comprovado em nosso sistema nervoso central e em todo o nosso corpo, diminuindo nossa atenção, agilidade, coordenação, discernimento e claro em toda nossa musculatura gerando mais exaustão e fadiga.
Nas operações que participo como ¨Divemaster¨, álcool é completamente proibido antes de qualquer mergulho e somos extremamente rigorosos. Em alguns casos, já barramos mergulhadores que abusaram do uso do álcool na noite anterior. A prioridade é a segurança, diversão e bem-estar de todos na operação. Mesmo por que é comprovado que o álcool tem efeito no seu organismo por até 24h após o uso.
E quando pensamos que o álcool é um excelente diurético, Bom não é?! Não, não é... Você ir muito ao banheiro, somado ao esforço e a temperatura que esta exposto, pode fazer com que tenha uma desidratação rápida, tanto durante quanto após o mergulho. Além disso, já é de conhecimento que a principal fator que pré dispõe a DD (doença descompressiva) é a desidratação. Outro ponto é que a DD esta totalmente ligada ao sistema nervoso central, e qualquer sintoma que o mergulhador viesse a ter, poderia ser facilmente disfarçado pelo uso de álcool.
E quando misturamos álcool e altas profundidades? Uhuuuuullll, NARCOSE animal!!!!! Tome cuidado. O seu sistema nervoso central já esta sofrendo com o uso do álcool em mergulhos mais rasos e fazer um mergulho mais profundo(excesso de nitrogênio) numa situação dessa pode ser catastrófico pois eles somam e se potencializam.
Nossa, enfim, quantas informações não é mesmo?! Por isso você só se deve lembrar de 1 única informação: Quer mergulhar e se divertir? NÃO BEBA antes de mergulhar e se uma cerveja gelada te atrai no calor, faça uso com muita moderação pois a principal razão de estarmos no mar é o mergulho
Não abuse, tenha consciência, respeite o seu organismo e divirta-se.
Por Gabriel Cabreira